Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços através da análise dos seus hábitos de navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização. Pode obter mais informações ou saber como alterar a configuração, na nossa Política de utilização de cookies.

fechar
menu

Sobre o Projeto

A Missão UP | Unidos pelo Planeta é o projeto educativo da Galp para as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

banner

Apresentação

A Missão UP | Unidos pelo Planeta é um projeto educativo desenvolvido pela Galp desde 2010, de abrangência nacional, dedicado à temática do consumo de energia, especificamente focado nas áreas de Fontes de Energia, Eficiência Energética, Mobilidade Sustentável e Pegada Energética. Este projeto dirige-se às crianças do 1.º Ciclo, entre os 6 e os 10 anos, mas também aos seus professores, encarregados de educação e pais.

O projeto disponibiliza materiais de apoio para os professores explorarem os temas relacionados com a energia com os seus alunos, e lança anualmente às escolas o desafio de criarem Brigadas de alunos que, com a ajuda dos professores, devem organizar-se em equipas ou "Brigadas" e, com base num Guião de Atividades disponibilizado pela Missão UP às escolas aderentes, devem implementar ações específicas junto dos seus colegas, amigos e pais para promover uma utilização sustentável da energia. Cada atividade deve ser divulgada pela escola, preenchendo uma ficha de partilha de atividade e enviando através dos contactos do projeto. Ao longo do ano, haverá ainda a possibilidade da escola receber uma das muitas Aulas de Energia que a Galp disponibiliza.

Conheça aqui o Regulamento da Missão UP

Conheça também:

Projeto para o 2.º e 3.º Ciclo:

PowerUp

Projeto para o Ensino Secundário:

SwitchUp

Ideias a Desenvolver

O objetivo é cada escola criar equipas responsáveis pelo diagnóstico de energia da escola e por dinamizar atividades que resolvam os problemas encontrados. Como por exemplo:

Uma equipa que é responsável por verificar as luzes todos os dias durante uma semana e fazer uma campanha de sensibilização para ninguém se esquecer das luzes ligadas.
Uma equipa que verifica quando é que se utilizam os ares condicionados e aquecedores e que trabalha na melhor solução para manter os espaços com uma temperatura agradável (com o mínimo consumo de energia possível, equilibrando entre a abertura das janelas e a utilização de aquecimento e ar condicionado).
A Brigada dos Transportes pode trabalhar com os encarregados de educação para organizar boleias.

Muitas mais ideias podem ser desenvolvidas, de acordo com o que for mais importante para cada escola e com a participação de todos. Cada escola pode ter várias equipas e levar a cabo inúmeras atividades, partilhando cada uma dessas atividades através dos contactos do projeto. No final do ano serão premiadas as escolas com as atividades que melhor respondem aos problemas detetados.

Datas Essenciais

  • a escola inscreve-se.
  • a escola recebe os materiais e dicas para dinamizar o projeto na sua escola.
  • as escolas planeiam e realizam atividades.
  • as escolas recebem aula de energia por trainees e voluntários Galp.
  • as escolas participam em desafios inspiradores, sobre o Natal e Carnaval (dezembro e fevereiro).
  • realizam-se as visitas especiais para as escolas vencedoras de cada desafio (janeiro e março).
  • avaliação das atividades desenvolvidas pelas escolas e entrega de prémios às escolas vencedoras.

Inscrição

Para se inscrever na Missão UP, a escola deve cumprir os seguintes passos:

1 Revê o Regulamento
2 Define um ou mais Professores Responsáveis pelo projeto na escola

Após a inscrição, a escola irá receber alguns materiais e pode, entretanto, começar a trabalhar as fichas de atividade com os alunos e usar o Guião para os entusiasmar. Depois, é só planear, executar e comunicar as atividades fantásticas que vão imaginar para aumentar a eficiência energética da escola.

A comunicação de cada atividade deve ser feita através do preenchimento de uma Ficha de Partilha de Atividade.

E a escola ainda pode receber uma visita do projeto, um dia especial na escola com uma aula de energia dada pela Galp.

Galeria de Projetos