Missão UP | Unidos pelo Planeta

A Missão UP | Unidos pelo Planeta é um projeto desenvolvido pela Galp no âmbito da sua política de Responsabilidade Social. É dedicado à problemática da Eficiência Energética, com especial enfoque nos temas de mobilidade sustentável, fontes de energia e pegada energética.

De acordo com as atuais diretrizes da Comissão Europeia, a mobilidade sustentável é um tema reconhecido como de extrema importância e sobre o qual os cidadãos devem estar informados. A sua relação com o conceito de eficiência energética revela-se como uma problemática por explorar e que é necessária explicar às crianças.

“Education, information and awareness-raising campaigns will play an important role in influencing future consumer behavior and facilitating sustainable mobility choices. Transport policies have a very direct impact on people’s lives and tend to be highly controversial: citizens should be given better information on the reasoning behind policy decisions and on the available alternatives. A better understanding of the challenges ahead is a precondition for public acceptance of the solutions.”

European Commission
A sustainable future for transport — Towards an integrated, technology-led and user-friendly system, 2009

Este projeto conta com o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO e está integrado na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), 2005-2014, uma vez que promove a adoção de comportamentos e procura alertar as crianças, pais e professores para temas relacionados com o desenvolvimento sustentável.

Como é declarado pela Comissão, a EDS passa por “um conjunto de ações que contribuam para redirecionar o atual caminho de insustentabilidade em que se conduz o desenvolvimento na maior parte das sociedades”.

A Missão UP a isso se propõe.

A quem se dirige a Missão UP | Unidos pelo Planeta e quais os seus objetivos?


A Missão UP é dirigida aos alunos do 1.º Ciclo, entre os 6 e os 10 anos, e procura sensibilizar a comunidade escolar para temáticas relacionadas com as diversas fontes de energia, para o conceito de eficiência energética, em casa e na escola, e para uma mobilidade sustentável, visando a responsabilização das crianças para a tomada de atitudes e alteração de comportamentos futuros para um planeta globalmente mais sustentável.

Os propósitos desta Missão encontram-se totalmente integrados nos objetivos curriculares previstos pelo Ministério da Educação para o próximo ano letivo.

Poderá encontrar aqui a ligação entre as temáticas do projeto e os programas curriculares desenvolvidos pela Direção Geral de Educação (DGE).

No âmbito do projeto, os seus alunos poderão participar no projeto organizando-se em equipas ou “Brigadas” que devem desenvolver na escola missões específicas dedicadas à promoção de uma maior eficiência energética nas escolas, com base num Guião de Atividades, enviado às escolas após a adesão.
Estas "Brigadas" devem sugerir e implementar ações junto dos colegas, amigos e pais em benefício de uma utilização sustentável da energia.
Para que a sua escola possa aderir à Missão UP |Unidos pelo Planeta basta enviar um e-mail para contacto@missaoup.com ou contactar-nos para o telefone 213 153 066.
Contamos com o seu contributo para abraçar esta Missão!

Vamos ser positivos acerca da energia e abraçar esta Missão!

Conheça aqui o regulamento do concurso.